quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O Surgimento do Teatro

Hoje começo uma série de postagens com a intenção de abranger o conhecimento do mundo artístico, tanto dos nossos atores e membros quanto dos curiosos que desejam aprender mais sobre a arte e, principalmente, sobre a arte da nossa companhia.

Trarei em partes um pouco da história e de alguns fatos interessantes, como a arte em si, a arte expressionista, as inspirações dos nossos espetáculos, entre outros temas que possam ser úteis,

Começando com um bem simples: o surgimento do TEATRO.



O nascimento do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga, aconteceu, em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionisio ou Baco (em Roma). Os festivais anuais, com cada nova safra de uva, eram realizados em grande festa de agradecimento ao deus, com representações de tragédias e comédias.

Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de Coro", os organizadores de procissões.

Nas procissões os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias(proezas) de Dionísio e, em procissão urbanas, se reuniam aproximadamente 20 mil pessoas.

O primeiro diretor de Coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Psistrato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis adquiriu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.

O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. 

Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego.


Autoria: Lell Trevisan

Publicado por: Douglas Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário