Quem somos?

A Cia. Ikarus de Artes Cênicas é um coletivo jaguaribano fundado em 05 de outubro de 2005. Nas pegadas do teatro expressionista, esta companhia teatral mobiliza múltiplos elementos estéticos ao longo de uma experiência artística que dá a mesma importância a todas as etapas do processo criativo, desde às experimentações à realização dos  seus espetáculos. Caracterizada pela pluralidade de seus componentes, tem como objetivo promover espetáculos expressionistas, instigando a reflexão e sempre visando a um entretenimento de qualidade. Este coletivo possui elenco rotativo, mantendo fixo apenas seu núcleo articulador, e surgiu a partir da necessidade do fortalecimento da cultura em sua diversidade.

A Cia Ikarus, no ano de 2019 firmou parceira com o Instituto Eleva/Grupo Pinheiro, e é na sede do instituto, hoje também sede da Cia e onde se realizam suas experimentações cênicas. Desde o ano de sua fundação engajou-se no Movimento Mergulho Teatral do Vale do Jaguaribe, um encontro de artistas, criadores e pesquisadores compromissados com o fazer teatral, com o estudo, pesquisas, experimentos, vivências e compartilhamento deste labutar na arte de ator, seja nos seus processos criativos, seja no campo da formação ou da arte-educação. 

O processo de criação da Ikarus começa a partir da eleição de um tema pelo núcleo diretor da Cia Ikarus. A partir daí, começam os trabalhos de pesquisas, estudos, laboratórios, debates, criação e experimentações corporais, montagem e ensaios que são posteriormente culminados no espetáculo. Em muitos de seus trabalhos, revela que é possível sim contar uma bela história e não utilizar do recurso da fala. E que de maneira alguma isso indique a ausência de um texto a ser seguido. O texto dramatúrgico está presente o tempo todo da encenação, ele apenas não é verbalizado. 

Existe uma enorme disponibilidade corporal dos atores a serviço da teatralidade em busca da arte essencial, termo que associa, sem distinção, escritura coreográfica e escritura teatral, narrando uma história por meio do gesto coreografado. O gesto das personagens e as músicas de fundo funcionam como veículo para as emoções e os sentimentos, contribuindo para a dramaturgia.


MISSÃO
Promover o desenvolvimento artístico de jovens e adolescentes, utilizando como ferramenta as artes cênicas e sua diversidade, imprimindo sensações, conectando assim, público e artistas.

PRINCÍPIOS
  • Ousadia: Criar trabalhos únicos e exclusivos.
  • Criatividade: Exercitar as ideias buscando materializá-las, abraçando as novas possibilidades de criação.
  • Compromisso: Primar pela excelência e qualidade do trabalho cênico comprometidos com o crescimento individual e coletivo da Cia.
VISÃO
Afirmar sua identidade e consolidar seu trabalho, conquistando parcerias com instituições e empresas possibilitando montagens, manutenção e circulação dos seus trabalhos. Tenciona criar, desta forma, novos canais de comunicação entre os artistas e o público consumidor/investidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário