segunda-feira, 30 de julho de 2018

Um voo pelo mundo do teatro #4



O clássico de William Shakespeare é o mais lembrado quando se fala em teatro em todo o mundo. Uma curiosidade sobre ela: a peça não é apenas sobre uma história de amor impossível entre dois jovens, mas também sobre a razão filosófica e os prazeres mundanos. Já a peça mais montada é o clássico Hamlet, também de Shakespeare.


Publicado por: Carlos Ryan

quarta-feira, 18 de julho de 2018

IX Vômito Artístico

Nos dia 13 e 14, ocorreu na cidade de Iguatu, a IV edição do Vômito Artístico, evento cultural que reúne apresentações de cunho artístico. Com oficinas e momentos de engrandecimento pessoal e coletivo, o evento se mostra uma oportunidade única de vivenciar a arte de sua forma mais viva.



























Publicado por: Carlos Ryan

Um voo pelo mundo do teatro #3



A partir da década de 60, o país viveu um ápice criativo no fazer teatral, e justamente foi isso foi censurado no período da Ditadura Militar. Na época, relatos de peças invadidas pela polícia, agressões e sequestros de atores eram comuns.


O teatro feito durante o regime militar, apesar de ter tido menos público do que o cinema e a música popular, propiciava o encontro físico com a plateia, que muitas vezes comungava os valores críticos à ditadura. A classe teatral esteve entre os principais alvos da repressão, mesmo na fase inicial da ditadura, quando as liberdades individuais dos artistas estavam razoavelmente garantidas.



Apesar de perseguido, o teatro teve o papel fundamental na resistência cultural, tornando-se cada vez mais compromissado com assuntos sociais e políticos. Os grupos Teatro de Arena, Teatro Oficina e Opinião foram os que mais lutaram contra a repressão.




Publicado por: Carlos Ryan

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Uma anunciação pro futuro

Após caminharmos pela obscuridade de Altera, e posteriormente, viajarmos pelo universo onírico de Morpheus; A Cia Íkarus encontra-se em processo de criação de seu mais novo espetáculo: A Porta.

A obra que promete ser mais sombria que Altera e mais louca de que Morpheus, encontra-se com sua produção a todo vapor!







Publicado por: Carlos Ryan

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Um voo pelo mundo do teatro #2




Esta expressão que pode ser considerada um mantra, quase um ritual usado pelos atores antes de suas apresentações teria surgido na França.


Antigamente, as pessoas andavam à charrete (guiado por um cavalo). E quando a peça era muito boa, e lotava o teatro, obviamente, muitos cavalos iam até o local conduzindo seus donos e com isso, muitas fezes eram encontradas no caminho. Ou seja, "merda" por haver muitas pessoas assistindo a apresentação e, por atrair um grande público, só poderia ser um bom espetáculo. Dessa forma, a expressão passou a significar boa sorte para a companhia.



A expressão não é uma ofensa, e é sempre usada atrás das cortinas. Lembrando que nunca se deve agradecer quando alguém lhe desejar "merda". Fique calado ou responda com as mesmas palavras.



Assim sendo, Merda a todos!



Publicado por: Carlos Ryan

terça-feira, 10 de julho de 2018

Um voo pelo mundo do teatro



Olá, esse é o primeiro post do quadro "Um voo pelo mundo do teatro". Nele serão expostos algumas curiosidade sobre o sempre cativante mundo das artes cênicas. Então, sem mais delongas vamos começar.

O teatro, apesar de ter nome de origem grega, não “começou” na Grécia séculos atrás. Há incontáveis exemplos de manifestações teatrais anteriores aos gregos, como no Egito Antigo. O primeiro evento com diálogos registrados foi uma apresentação anual de peças do mito de Osíris e Ísis (2.500 a.C). Nos diálogos, constatamos a morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Hórus.


Publicado por: Carlos Ryan